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Leitura, Análise e Interpretação do Centro Histórico de Sintra Através do Desenho Arquitectónico

O Centro Histórico de Sintra oferece um universo muito rico e complexo de experiências espaciais e sensoriais que, associado à qualidade arquitectónica dos seus edifícios e espaços urbanos, lhe conferem uma identidade e carácter muito particulares, e que justificam, à semelhança de outros núcleos históricos de cidades europeias, a sua grande atractividade turística.


Ultrapassando uma simples apreensão espontânea, ainda que informada e até imaginativa, pelo usufruidor (turista ou residente) do espaço urbano de Sintra e da sua arquitectura, é necessária, também, uma visão analítica e crítica, só possível através de um olhar especializado, apoiada metodologicamente pelo acto de desenhar, com o objectivo de identificar e demonstrar os seus valores específicos –estéticos, culturais e vivenciais.

 

 Exposição dos Trabalhos Realizados na Disciplina Optativa “Desenho do Sítio”

Exposição

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5º Ano do Curso de Arquitectura da Faculdade de Arquitectura – UTL, Ano lectivo 2008-2009

Docente Responsável: Amílcar de Gil e Pires, Professor Auxiliar da FA-UTL

 

O exercício teve como objectivo o estudo do Sítio recorrendo ao desenho como instrumento preferencial de leitura, análise e interpretação – reconhecimento objectivo da sua morfologia, dos seus elementos estruturantes e da sua história.


Incidiu sobre a análise gráfica das relações espaciais e formais entre a obra arquitectónica e o sítio que lhe deu origem, e pretendeu desenvolver a capacidade de observação e interpretação sensível que proporcionou um profundo reconhecimento do Lugar como o sítio onde a arquitectura se tornou realidade existencial – abordagem essencial à concepção arquitectónica.


Foram realizados três exercícios práticos de análise e de reflexão crítica – Núcleo histórico de Sintra; edifício singular integrado no contexto urbano da Vila; edifício/complexo arquitectónico isolado.


Desenvolveram-se as seguintes etapas de trabalho/investigação:

1 - leitura e interpretação de documentos cartográficos;

2 - reconhecimento de elementos de excepcional importância existentes no local e envolvente – espaços, edifícios, objectos, referências simbólicas, etc.;

3 - breve investigação e interpretação da história do sítio;

4 - recolha iconográfica, recolha de textos e de documentos pertinentes;

5 - análise de propostas de projecto para o local ou a eles referidas;

6 - análise morfológica e tipológica do edifício/edifícios existentes e sua adequação à arquitectura do sítio pré-existente;

7 -  abordagem crítica às relações espaciais, materiais e formais reconhecidas no objecto de análise, e proposta gráfica de solução optimizadora das potencialidades oferecidas pelo sítio.


Por cada exercício desenvolvido foi produzido um documento de síntese - painel -, constituído exclusivamente por desenhos, complementados por breves anotações escritas objectivamente referenciadas.

Participaram alunos finalistas de diversas nacionalidades: portugueses, espanhóis, franceses, italianos, belgas, alemães e israelitas.