CADERNOS DE PATRIMÓNIO #2 A PEDRA E A ARTE DE BEM TALHAR

• Com ilustrações
• 121 Páginas
P.V.P: 10,00 €
Impressão Gráfica: Europam, Lda.
ISBN 972-8209-93-2
D.L.: 203182/03

A Pedra e a Arte de a bem Talhar: a propósito de uma oficina de canteiro tradicional, no lugar de Cortegaça, Freguesia de Pero Pinheiro, Concelho de Sintra. Obra da autoria de Joaquim Leite, nº 2 da série “Cadernos do Património”, publicada pela Câmara Municipal de Sintra, em 2003. Sendo o território sintrense rico em pedreiras de pedra Mármore e  outras rochas sedimentares, em especial nas áreas circundantes de Pêro Pinheiro e Montelavar, tanto na sua extracção, como na sua transformação, desde a época romana até à actualidade, neste contexto, o autor apresenta-nos aqui um estudo antropológico sobre o crescimento e a queda da indústria pedreira, mais especificamente sobre a profissão de canteiro – em extinção – ilustrando-nos as várias etapas necessárias para a criação de uma réplica em lioz da Pedra de Armas da Fonte dos Ladrões, em Sintra.