DE RESIDÊNCIA PRIVADA A CASA MUSEU DE LEAL DA CÂMARA - UM PERCURSO SINGULAR

deresidenciapacmlcAUTOR: Élvio Melim de Sousa
EDIÇÃO: C.M. Sintra e Rede Port.
Museus, 2005
• Brochado
• Com ilustrações
• 95 Páginas
P.V.P.: 13,00 €
Impressão Gráfica: Europam, Lda.
ISBN 972-8875-10-X
D. L.: 229276/05

De Residência Privada a Casa-Museu de Leal da Câmara: um percurso singular. Monografia da autoria de Élvio Melim de Sousa, publicada pela Câmara Municipal de Sintra em 2005, com o apoio da Rede Portuguesa de Museus. O autor apresenta-nos a biografia de Mestre Leal da Câmara e o estudo histórico da constituída da sua Casa-Museu na Rinchoa, um casal saloio setecentista adquirido em 1920 e remodelado a seu gosto, onde viveu desde 1930 até morrer em 1948. Tomás Júlio da Costa Leal da Câmara, professor revolucionário e artista irreverente de desenho, caricatura, ilustração, design, pintura, jornalismo e figurinismo, nascido em Pangim (Nova Goa, Índia Portuguesa) em Novembro de 1876 e chegado a Portugal em 1882, torna-se um jornalista satírico através do desenho caricaturista impiedosamente anti-monárquico (que não poupava a figura do Rei D. Carlos), foi contemporâneo e amigo de Aquilino Ribeiro, bem como defensor da causa social. Fora homenageado com a atribuição do seu nome a três escolas na Freguesia de Rio de Mouro (uma primária, uma musical e outra secundária) e a sua viúva, D. Júlia Leal da Câmara, organiza e conserva a sua Casa-Museu com todo o respectivo legado artístico, sob critérios museológicos de exposição e divulgação, e doando-os à Câmara Municipal de Sintra, em 1956, enquanto espaço público musealizado e inaugurado oficialmente a 2 de Junho de 1957, como um dos mais importantes no Concelho de Sintra e pretendendo preservar a perenidade da memória saloia da região sintrense.