e-sintra #4: ANTIGAMENTE Antologia Historiográfica Colarense

ANTIGAMENTE Antologia Historiográfica Colarense - António Caruna

António Caruna (1933-2008), natural de Colares, foi um Homem de grande generosidade para com o próximo, mas foi sobretudo um Homem que amou profundamente a sua Vila. Foi também por isso que se deixou perder, no meio dos “papéis velhos” no Arquivo Histórico de Sintra, a desbravar documentos inéditos sobre a sua terra, sobre a sua história e sobre as suas gentes.

Não fora o escrupuloso o seu labor e o seu sentido de partilha e de despreendimento intelectual a que o seu carácter bondoso o impelia jamais teria sido possível redigir uma nova História de Colares e do seu território, cujo texto conhecido era aquele que o Visconde de Juromenha – plagiando os olvidados escritos do frade carmelita José de Santa Ana (1751) – integrara na Cintra Pinturesca, em 1838.

Estes textos aqui compilados e ora publicados que, qual edição “anastática”, conservam o formato original, tal-qualmente foram publicados no Boletim da Junta de Freguesia de Colares, entre 1995 e 2005,, desta feita transvertido em e-book e dotado na revista em linha Tritão. Antigamente – Antologia Historiográfica Colarense é, pois, a justa homenagem que a Câmara Municipal de Sintra, através do seu Pelouro da Cultura, e a Junta de Freguesia de Colares dedicam a António Caruna, o Historiador Colarense.

pdf Transferir o PDF