topo

Eventos

Exposição Fotográfica - SERRA DE SINTRA: IMAGENS REVELADAS

Expo Forum

Do Cabo da Roca à Cruz Alta constitui, pois, a viagem antológica que os fotógrafos Emídio Copeto Gomes e Gustavo Figueiredo nos oferecem. Serra de Sintra: Imagens Reveladas, uma viagem pelos prismas singulares que as objectivas capturaram: panoramas que se alongam pelas neblinas eternas, pormenores deliciosos e contrastes vibrantes que nos conduzem pelos trilhos quase esquecidos da nossa Serra, ou seja, as suas imagens reveladas.

As imagens reveladas de uma Serra que conhecemos e, em simultâneo, é-os desconhecida encerrando, desde tempos imemoriais, lendas e acasos da História e da História da Arte, da Antropologia, da Sociologia e da Mitologia, em suma, da nossa memória colectiva. Misto da fusão natural e da construção humana, enfim, a sua imagem ímpar vista através do olhar perspicaz dos fotógrafos e do clique oportuno, no exacto momento em que aprisionaram imagens únicas, ângulos diversos e perspectivas novas que caracterizam o trabalho de Emídio Copeto Gomes e Gustavo Figueiredo.

Por tudo isto, é com enorme prazer que o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Sintra organiza a presente exposição, com o objectivo de partilhar com os sintrenses estas fotografias modeladas pelo génio criativo dos seus autores. Iniciativa, esta, integrada no ciclo de eventos culturais promovidos por Tritão: Revista de História, Arte e Património, a publicação periódica em linha do Município.

Bem-vindos e boa viagem!


A Vereadora do Pelouro da Cultura
Paula Simões

Lançamento da Colecção documental cartofílica sintrense do Dr. F. Hermínio Santos - Sintra Postal: paisagens de outrora

26 de junho de 2013 | Lawrence's Hotel |18h| Entrada Livre

A Câmara Municipal de Sintra, através do seu Pelouro da Cultura, congratula‐se em iniciar agora a edição antológica seleccionada digital da colecção documental cartofílica sintrense do Dr. F. Hermínio Santos, intitulada Sintra Postal: paisagens de outrora.

Veja aqui as imagens do lançamento (clique para ampliar):

Continuar...

II SEMINÁRIO DE SINTRA - António Caruna, o "Historiador Colarense"

18 de maio de 2013 | Biblioteca Municipal de Sintra "Casa Mantero", pelas 15h | Entrada livre

antoniocarunaEsta iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com a Junta de Freguesia de Colares,  teve como objetivo primordial homenagear, no 80.º aniversário do seu nascimento, António Caruna (1933-2008), insigne historiador local que, em muito, contribuiu com o seu dedicado labor para o conhecimento da história da vila de Colares e da sua freguesia.

O Prof. Doutor José Subtil (Universidade Autónoma de Lisboa) proferiu uma conferência sobra a importância da História Local e a Doutora Maria Teresa Caetano (Câmara Municipal de Sintra) abordou, mais pormenorizadamente, o alcance do trabalho historiográfico de António Caruna.

Durante este seminário foi apresentado, sob o formato de e-book, integrado na revista Tritão, uma Antologia Historiográfica Colarense, que reúne todos os textos publicados pelo homenageado no Boletim da Junta de Freguesia de Colares.