Igreja de Nossa Senhora de Belém - Rio de Mouro

igreja-riomouro-velho

É um templo de origem medieval, com ampla reforma maneirista. Situado em Rio de Mouro Velho, este imóvel, está classificado como Interesse Municipal, desde 1996.

Erigido e sagrado em 1563, a sua génese poderá contudo remontar ao primeiro quartel do século XVI, relacionando-se com a Ordem Monástica de S. Jerónimo, dado o seu orago ser Nossa Senhora de Belém.

Devendo-se o seu aspecto actual às campanhas de obras dos séculos XVI e XVIII, destacam-se no exterior o portal maneirista datado e definido com pilastras toscanas, bem como a torre sineira meridional, tal como interiormente uma pia de água benta marmórea encordoada manuelina, uma imagem quinhentista de São Brás, os altares de talha dourada, o arco triunfal maneirista, os tectos abobadados policromados, o revestimento azulejar parietal contemporâneo de 1960 e substituto do anterior setecentista, e o baixo-relevo marmóreo maneirista da Anunciação evangélica (denotando um cunho regional de inspiração erudita arcaizante, talvez destinando-se ao tímpano do portal).