topo

Capela de Santo António do Penedo

capela-penedoA Capela de Santo António do Penedo, situada na freguesia de Colares, que primitivamente invocou também Nossa Senhora das Mercês, terá sido construída no século XVI, época de pleno florescimento daquela aldeia.

Na esguia e sóbria frontaria destaca-se o portal encimado por um clássico frontão triangular, ao qual se sobrepõe um nicho onde se preserva uma imagem do santo padroeiro.

No interior, de nave simples, destaca-se o revestimento integral das paredes com azulejos de tipo tapete policromos (cerca de 1628), enquadrando sete painéis figurativos que representam alguns passos da hagiografia do santo lisboeta. A abóbada de canhão que cobre a nave encontra-se ornada com caixotões relevados de estuque colorido. Um bem lançado arco triunfal conduz à capela-mor, cuja feição e decoração azulejar atuais remontam, muito provavelmente, a 1647, ano em que foi instituída por Francisco Nunes Dias: ESTA CAPELA HE DE FRAMSIS / CO NVNES DIAS E DE SVA MOLH / ER MARIA DOS ANIOS GONCALV / ES PERPETVA A qVAL CAPELA D / OTARÃO TRINTA ML RES DE FO / ROS NA FORMA qVE DECLAR / A A ESCRITVRA EN TRINTA DE I / ANEIRO DE 1647 ANNOS.

Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1961.